Depois de Você e minha paixão pela Lou

Depois de Você e minha paixão pela Lou

“Às vezes reparo na vida das pessoas à minha volta e me pergunto se não estamos todos destinados a deixar um rastro de estrago.” pág. 265

c360_2016-12-22-14-37-46-967
Autora: Jojo Moyes. Editora: Intrísica. Páginas: 318. Leitura: 4 estrelas e meia.

Confesso que tive medo de ler esse livro. Quando gostamos muito de uma história, de um personagem, sentimos certo receio quando o autor decide voltar a escrever sobre ele. Eu fiquei apaixonada por Louisa Clark e Will Traynor. Lou é tão parecida comigo, tão cheia de indecisões e medos que eu praticamente decidi amá-la a todo custo. Inclusive nessa continuação de Como Eu Era Antes de Você.

Jojo Moyes é maravilhosa. Ao fechar o livro fiz uma nota mental de que preciso ler os outros romances da escritora. Mas hoje vou falar sobre Depois de Você. Que nos mostra como ficou a vida de Louisa Clark, afinal, ela se apaixonou por Will e não conseguiu mudar seu destino, sua escolha, então, agora tem que lidar com a morte, com a perda, com a vida que a obriga a viver um dia após o outro, que, infelizmente, não para ou dá um tempo no relógio para nos recuperarmos de algo.

“Às vezes eu tinha a sensação de que todos nós estávamos no mesmo mar de sofrimento, relutando em admitir para os outros até que ponto estávamos apenas acenando ou já nos afogando.” pág. 137

c360_2016-12-22-14-36-12-718

Confesso que as primeiras 100 páginas foram difíceis. Eu não conseguia entender o que a autora estava inventando com essa Lily, uma adolescente inconsequente e por Deus, eu morro de medo de adolescentes e não sei lidar, nem mesmo nos livros. Não entendi direito porquê a Lou continuava arrastando a própria vida, paralisada no tempo, com medo de dar algum passo muito grande e deixar pra trás tudo que viveu com o Will. Eu sentia falta do Will, ainda não tinha aceitado que ele não estaria naquela história.

Mas aos poucos Jojo Moyes te envolve na trama, te absorve mais uma vez para a vida da personagem. E você começa a entender todo o caos que está acontecendo com ela, toda a dificuldade que a Lou tem em se reencontrar. Foram dois anos que passaram desde a morte de Will, mas alguém sabe quanto tempo realmente é preciso para superar a perda de alguém que se ama?

“No grupo aprendemos que a depressão adora um vácuo. Era muito melhor estar fazendo algo, ou pelo menos planejando. Às vezes a ilusão de felicidade podia inadvertidamente criar um vácuo.” pág. 150

c360_2016-12-22-14-34-14-158
“Você não precisa deixar que uma única coisa seja aquilo que define quem você é”, pág. 222

Conforme os capítulos passam, os novos personagens vão se encaixando perfeitamente na história, cada um com seu peso para que a nossa querida Lou pudesse finalmente seguir em frente. É reconfortante ler sobre os medos e indecisões da personagem, acho que no fundo todo mundo tem um pouco dessa ansiedade com a vida, desse desejo em adiar o futuro só um pouquinho, só por alguns dias, meses, anos…

Depois de Você nos mostra como não temos todo o tempo do mundo para viver, mas que também não precisamos ir com muita pressa. Will esteve presente em todo o livro. Achei lindo que a Lou não nos deixa esquecer dele em nenhum capítulo. E a vida é meio que isso, não é? Um dia após o outro, aprendendo e amadurecendo um dia de cada vez. Ainda vou sentir falta de Lou e de como continuou sua vida, sempre vou querer saber como ela estará daqui um tempo e espero que a Jojo Moyes volte a escrever sobre ela. Afinal, o Will foi apenas o começo de algo.

 

>> Talvez você também queira ler: Resenha | Como Eu Era Antes De Você

Anúncios

3 comentários sobre “Depois de Você e minha paixão pela Lou

  1. Tbm fiquei com medo de ler, mas Amei!!! E os outros da Jojo tbm são ótimos, msm o começo sendo meio cansativo, depois te prendem daquele jeito de virar a madrugada lendo…rsss

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s