Dunkirk | A obra-prima de Christopher Nolan

Dunkirk | A obra-prima de Christopher Nolan

Com oito indicações ao Oscar 2018, incluindo de melhor filme e direção, gostaria de reafirmar o título dessa resenha: Dunkirk é a obra-prima de Christopher Nolan! Sou fã do diretor, principalmente pela trilogia do Batman e também por seu trabalho em A Origem e Interestelar. Estou até agora sem palavras para descrever o quão talentoso esse homem foi em escrever e dirigir esse longa. Para mim, um dos melhores filmes de guerra já produzidos.

critica filme dunkirk
Foto: Divulgação/IMDb

Eu sei que estou sendo pretensiosa, mas estou falando de uma produção sem falhas visualmente e sonoramente falando. Mesmo sendo narrada em um cenário completamente caótico que foi a Segunda Guerra Mundial, Dunkirk atingiu seu ápice em efeitos sonoros e visuais. Não consegui desgrudar os olhos da história que estava sendo contada, não consegui não me emocionar ao final quando as peças, aos poucos, começaram a se encaixar. Sabemos que o som de guerra não é algo tão difícil assim de fazer, mas o que Nolan conseguiu em Dunkirk é hipnotizante.

A trama é sobre o resgate de quase 400 mil homens que estavam presos em Dunquerque conforme a Alemanha avançava na Segunda Guerra Mundial. A força aérea e marítima estava sendo massacrada pelos nazistas, dificultando cada vez mais o resgaste dos homens que serviam não só a Inglaterra, mas também França, Holanda e Bélgica.

critica filme dunkirk
Foto: Divulgação/IMDb

São três histórias que acompanhamos. A praia, onde o forte de resgaste é constantemente atacado pelas tropas alemãs e milhares de soldados esperam por ajuda. O barco de passeio do civil que decidi honrar a causa e velejar até Dunquerque para salvar os soldados. O avião caça míssil que está em ataque e precisa abater os inimigos alemães antes que eles destruam mais navios. Isso com cada história sendo narrada em um tempo diferente e criando uma ligação uma com a outra aos passar das cenas. Pode parecer um pouco confuso, eu admito, mas Nolan consegue ligar esses três momento com maestria.

O elenco masculino é de peso e as atuações estão incríveis. Mesmo os personagens não sendo tão aprofundados, o filme desde o início deixa claro que seu ponto forte é a ação que cada um terá na história, não o que cada um é e foi antes da guerra. Tom Hardy é o piloto Farrier. Mark Rylance é Dawson, o dono do barco. Fionn Whitehead é Tommy, o jovem soldado que tenta voltar para casa.

critica dunkirk
Foto: Divulgação/IMDb

Alguns lados são expostos, quando a humanidade de cada um é colocada a prova em específicas situações, mostrando quão complexas as consequências da guerra podem ser para cada um que vivencia essa tragédia. Nolan consegue mostrar parte do desespero que deve ser estar na linha de frente de ataque, estando constantemente correndo o risco de ser bombardeado. Nem sempre existe honra na guerra e Dunkirk consegue expor esses dois lado da moeda com sutileza.

Encontrei pessoas comentando que o filme é mais do mesmo e que não tem nada de surpreendente. Quando leio algo do tipo sempre me pergunto se é possível que estejamos falando do mesmo longa. Mas não tem jeito, uma obra-prima sempre será vista como uma simples história por alguém e vice-versa. Posso ter escrito esse post como uma fã de carteirinha do diretor, mas gostaria, de verdade, que se você ainda não assistiu a esse filme, por favor, assista. Nunca se sabe quando uma produção será ou não grandiosa e Dunkirk merece a chance.

Assista ao trailer:

Todas as fotos usadas nesse post estão sob licença do site IMDb*

🖱 Siga as rede sociais de quinta e fique por dentro das novidades:

📸 Instagram: @escritoradequinta 
👍 Facebook: Escritora de Quinta
📌 Pinterest: Tati Santana

 

3 comentários sobre “Dunkirk | A obra-prima de Christopher Nolan

Deixe um comentário